Horto abre a Semana da Ecologia em Tramandaí
2006-01-24
Mutirões de limpeza, trilhas ecológicas e atividades culturais integram a programação especial montada para veranistas e moradores no Horto Florestal do Litoral Norte, em Tramandaí. O secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, abriu ontem a Semana de Consciência Ecológica no local, que incluirá ações voltados à saúde, oficinas de artesanato e passeios no Dindinho Ecológico.
A cerimônia contou com apresentações da banda municipal, com encenação que teve como protagonistas os personagens Mãe Natureza e Homem Lixo, e com as crianças da Patrulha do Mar. Uma das atrações é o passeio no Dindinho Ecológico, um ônibus enfeitado com plantas, que levará os visitantes até o Horto Florestal. O veículo circulará amanhã, das 14h às 17h, com saída marcada da Tenda da Petrobrás/Sesc, na beira-mar.
Sparta afirmou que a programação pretende aliar a educação ambiental com atividades de lazer. "Queremos chamar a atenção da sociedade para a preservação ambiental e atingir sobretudo crianças e adolescentes", disse. O secretário ressaltou que a educação ambiental depende de ações desenvolvidas pelos governos e pelas comunidades.
Segundo o diretor do Horto Florestal, Jocelito Vargas, a semana busca atrair moradores e veranistas para que conheçam não apenas o trabalho desenvolvido no local, mas sensibilizar a população sobre a importância de preservação do Horto. "Teremos ainda atividades recreativas, brincadeiras, teatro e cinema ecológico", salientou Vargas.
Com 45 hectares, o Horto Florestal é uma área protegida destinada à preservação dos ecossistemas do Litoral Norte, ao estudo e multiplicação de plantas nativas, além de atividades de educação ambiental. O lugar tem uma trilha guiada de 1,1 mil metros, percorrida num passeio de 50 minutos. Nesta semana, ela será feita sexta-feira, das 9h às 10h.
No Horto, é possível encontrar cerca de 260 espécies de plantas nativas, entre elas o araçá, a uricana e o imbé, além de plantas exóticas. Na fauna, o destaque está na lagartixa-da-praia e o tuco-tuco branco, ameaçados de extinção. Há ainda o lago natural que abriga um jacaré-de-papo-amarelo.
(CP, 24/1)