Pelo menos 45 mortos devido ao frio na região do mar Báltico
2006-01-24
Pelo menos 45 pessoas morreram congeladas nos últimos dias no enclave russo de Kaliningrado e nas três repúblicas bálticas devido à onda de frio que castiga a região banhada pelo Mar Báltico. Em Kaliningrado no fim de semana passado foram registrados pelo menos 15 casos mortais por hipotermia e aproximadamente uma centena de sem-teto foram salvos do frio pelas autoridades, disse um porta-voz da Polícia à agência oficial russa Itar-Tass.
Na vizinha república da Lituânia o número de mortos devido às baixas temperaturas chega a 14, segundo um relatório do Ministério da Saúde lituano citado pela Itar-Tass. De acordo com dados da agência Baltic News Service (BNS), só neste fim de semana na Lituânia, onde as temperaturas variaram entre 25 e 30 graus abaixo de zero, houve dez casos mortais de hipotermia e 19 pessoas foram hospitalizadas com sintomas de congelamento.
Na capital da Letônia, Riga, durante o fim de semana pelo menos dez pessoas morreram de frio e outras 130 foram atendidas em centros médicos com sintomas de congelamento, informou à BNS um porta-voz da Polícia da república. A fonte teria acrescentado que a temperatura mínima de 33 graus negativos foi registrada na parte leste da Letônia.
Na Estônia, na semana passada seis pessoas morreram em decorrência das baixas temperaturas. O departamento de Saúde estoniano, citado pela agência oficial russa RIA-Novosti, informou que duas pessoas morreram congeladas em Tallinn, capital da república, outras três em Narva (nordeste) e uma sexta em Tartu (sudeste).
Segundo as previsões meteorológicas, ocorrerá uma leve alta das temperaturas nas repúblicas do Báltico e na região de Kaliningrado em dois ou três dias.
(EFE, 23/01/06)