Ministério Público Federal denuncia índios por crime ambiental no Paraná
2006-01-23
O Ministério Público Federal (MPF) de Pato Branco (PR) denunciou nesta sexta-feira (20) quatro pessoas por crime contra o meio ambiente. O agricultor Pedro Karpinski e os índios Alécio Alves de Oliveira, Altamis Alves de Oliveira e Isaac da Silva, também agricultores, são acusados de extrair ilegalmente madeira da Reserva Indígena de Mangueirinha, que fica na região Centro-Sul do estado. Eles foram presos em flagrante no dia 30 de dezembro de 2005. O destino da madeira seria uma serraria em Coronel Vivida, Sudoeste do Paraná.
De acordo com MPF, a extração de madeira causa dano irreversível ao patrimônio ecológico e à comunidade da reserva. Como agravante, a floresta é considerada de preservação permanente, por integrar o patrimônio indígena. Os denunciados foram presos quando retiravam exemplares de Araucária, que são uma espécie da mata nativa e está ameaçada de extinção.
Os quatro serão indiciados por crime ambiental contra espécies raras ou ameaçadas de extinção e por porte de produto de origem vegetal sem licença. Eles podem pegar de seis meses a quatro anos de prisão.
(Gazeta do Povo Online, 22/01)