Empresas piauienses terão curso sobre produção mais limpa
2006-01-23
Vinte empresas de Teresina (PI) participarão de um curso para reduzir os resíduos sólidos e líquidos e a emissão de fumaças e gases. É a segunda etapa de uma readaptação da metodologia do programa Produção Mais Limpa. Durante 80 horas, técnicos e facilitadores ensinarão novos procedimentos de como eliminar ou reduzir a geração de resíduos e emissões, além de racionalizar a utilização de matérias-primas e demais insumos.
“O curso é gratuito”, informa Francisco José Chaves, consultor de Projetos de Tecnologia do Sebrae no Piauí. O consultor lembra que podem participar empresas dos setores de confecção, panificação, lavanderia, hotelaria, metalurgia, gráfico, de polpas de frutas e agroindústrias de leite. ”A implementação planejada e organizada permite a redução dos custos operacionais e alavanca o lucro”, garante Francisco José.
A parte teórica do curso será ministrada entre os dias 13 e 16 de fevereiro. Em seguida, as empresas receberão uma consultoria que, dependo do caso, poderá ser de até 128 horas. As aulas práticas investigarão detalhadamente o processo de produção e as demais atividades das empresas levando em conta a melhor utilização de materiais, água e energia.
"A Produção Mais Limpa visa fortalecer economicamente a empresa por meio da prevenção da poluição, inspirada pelo desejo de contribuir com a melhoria da situação ambiental”, reforça o consultor do projeto.
Serviço: Escritório do Sebrae em Teresina - (86) 3216-1392
(SEBRAE, 20/01)