(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
silvicultura zoneamento silvicultura eucalipto no pampa
2006-01-23
O professor e pesquisador do Instituto de Biociências da UFRGS e integrante da entidade ecológica IGRE, Ludwig Buckup, participou na quinta, dia 19, de entrevista online no clicRBS. Buckup foi questionado pelos internautas e jornalistas do clicRBS sobre os riscos ambientais do plantio de grandes extensões de pínus e eucalipto na Metade Sul do Rio Grande do Sul.

Conforme o especialista, estudos recentes apontam para o alto consumo de água das plantações de espécies exóticas no sistema de monocultura, causando a extinção de variedades da flora e fauna, além da redução da quantidade de água presente naturalmente na região do plantio. Confira a íntegra da entrevista.

Ludwig Buckup: Oi, boa tarde. Estamos aqui para conversar sobre as monoculturas.

clicRBS: A Aracruz e a Stora Enso anunciaram neste ano que passou grandes investimentos no Rio Grande do Sul para a produção de celulose. O Estado é adequado para este tipo de indústria? O clima e o solo gaúchos são adequados para as plantações de árvores necessárias à produção de celulose?

Ludwig Buckup: Decididamente não. Motivos: a área escolhida, Metade Sul do Estado, é um bioma de campo (Pampa), com solo, clima e vocação sócio-ambiental impróprios para florestamento com espécies exóticas, como o eucalipto e o pínus.

Internauta: Professor, quais serão os impactos ambientais no sul do RS após as plantações das árvores exóticas?

Ludwig Buckup: A revista Science de 23/12/2005, página 1944, publicou excelente artigo mostrando que as plantações de eucalipto no pampa argentino reduziram o fluxo de água dos rios em 52%, secaram 13% dos rios, córregos e arroios, aumentaram a salinidade e acidez do solo, em apenas um ano após o plantio. O mesmo pode acontecer no pampa sul-brasileiro.

Internauta: Professor, que outras culturas são adequadas para a Metade Sul?

Ludwig Buckup: Aquelas que se ajustam à vocação sociocultural da região, ou seja, uma integração equilibrada entre pecuária extensiva, plantios diversificados em rotação de cultura e processos vários de fixação do homem ao ambiente no qual nasceu e ao qual permanece vinculado por laços culturais.

Internauta: Como o senhor avalia a atuação da Fepam na liberação das licenças para o plantio desse tipo de cultura?

Ludwig Buckup: A Fepam é órgão executivo do governo do Estado. Não tem espaço nem poder de caráter deliberativo. Até aqui tem sido totalmente incapaz de fiscalizar as plantações de exóticas já realizadas no Estado. No planalto o pínus está sendo plantado até a margem dos rios, após destruição da mata ciliar e até para dentro dos capões de pinheiros nativos remanescentes. Qualquer licenciamento só poderia ser liberado após extensos investimentos em zoneamento ecológico, avaliação das qualidades do solo e das reservas de água no espaço natural.

clicRBS: E se a Fepam não fiscaliza as plantações e não sabe quais as conseqüências do cultivo de árvores, como essa atividade vem sendo permitida? Não caberia à Fepam decidir ser é possível ou não plantar determinadas culturas?

Internauta: O que falta à Fepam é pessoal para fiscalizar ou vontade política para realizar essa tarefa?

Ludwig Buckup: A Fepam deveria poder decidir, mas não o faz. À Fepam faltam recursos humanos e materiais. Em termos de gerenciamento percebe-se que o órgão perde um tempo enorme com as questões de balcão e apagando os incêndios administrativos. E politicamente, a Fepam depende das decisões políticas das esferas superiores e que pensam de forma completamente diferente.

clicRBS: O governo estimula esse tipo de cultura através do Plano Nacional de Florestas (PNF), oferecendo recursos para o plantio de árvores para celulose. Estes dados apresentados pela Science não são suficientemente fortes para que o governo reverta esses financiamentos?

Ludwig Buckup: Os argumentos da Science são fortes sim, convincentes e indiscutíveis. Só que os órgãos do governo não lêem o Science, mas sim lêem propostas para aumentar a arrecadação de tributos, agradar aos investidores estrangeiros e pensando nas próximas eleições.

clicRBS: O professor da UFRGS Carlos Nabinger defende novas técnicas de pecuária que teriam baixo impacto ambiental e garantiriam mais renda para os pecuaristas. Esta seria uma saída para a Região Sul do RS, ou a pecuária também tem impactos na região?

Ludwig Buckup: O professor Nabinger, da Faculdade de Agronomia da UFRGS, fez recentemente excelente palestra sobre a vocação dos campos sulinos. Demonstrou que com um pouco de assistência técnica e aporte moderado de recursos materiais e financeiros, é possível aumentar em 200% a produtividade no referido ambiente.

clicRBS: A Metade Sul do Estado vem sofrendo com a falta de alternativas de renda há décadas. Que alternativas os agricultores e pecuaristas que estão partindo para o plantio de árvores teriam? Que alternativas o governo e a sociedade civil poderiam oferecer a esta região? Como a Metade Sul poderia se desenvolver, e não apenas gerar renda?

Ludwig Buckup: Sim, o ciclo da soja já mostrou que este modelo econômico expulsou o homem do campo para a cidade. O plantio extensivo, fala-se em 28 milhões de pés de eucalipto, em nada ajudará ao homem do pampa a viver em seu ambiente. Quem disse que o gaúcho do pampa quer ser empregado da Aracruz, da Votorantin ou da Stora Enso? O que ele certamente busca é um lugar para viver com sua família, poder alimentar os seus, criar seus animais e participar de um uso sustentável dos recursos naturais oferecidos pelo meio em que vive. o Eucalipto, tal como a soja, vai expulsar o homem para a cidade, engrossando o cinturão de pobreza e exclusão social que hoje cercam as metrópoles.

Internauta: Professor, 28 milhões de árvores são apenas algo como 25 mil hectares. Isto não significa nada em termos florestais. Há controvérsias bastante sérias a respeito do consumo de água pelas florestas plantadas. Estudos feitos pela USP indicam que elas não consomem valores significativamente diferentes daqueles utilizados pela floresta natural.

Ludwig Buckup: Não estamos comparando plantação de eucalipto com florestas naturais, estamos discutindo a inconveniência de plantar florestas em uma paisagem cuja potencialidade bioecológica é o campo. Neste sentido vale lembrar o absurdo de argumentar que uma plantação de soja também apresenta uma elevada evapotranspiração. Só que soja é alimento e madeira de eucalipto destina-se à exportação, o que configura um caso típico de privatização de lucros e socialização dos custos ambientais.

Internauta: Professor, eu estou me referindo a consumo de água. Parece que Pínus e Eucalipto são vilões e não são. São árvores que têm um potencial de adaptação e crescimento para as condições brasileiras bastante importantes. O fato de serem originárias de outras locais não as desmerece nem as transforma em "bandidos".

Ludwig Buckup: Plante 700 eucaliptos por hectare, então você vai ver que dá muito mais do que 25 mil hectares.

Internauta: O problema não está na Fepam. Está faltando discussão sobre o assunto, há muita radicalização, com desconhecimento elevado. O senhor fala em milhões de árvores como se fosse um absurdo. Quantos milhões ou bilhões ou trilhões (não sei bem) de pés de soja são plantados por ano no RS, por ano?

Internauta: Quantas pessoas vivem hoje no campo da Metade Sul? A pecuária não emprega tanta gente assim.

Ludwig Buckup: A densidade populacional é baixa, certamente, mas políticas eficazes de apoio as atividades agropecuárias da região e uma política de reforma agrária correta, estimularão a criação de novas rotas migratórias para aquele espaço. Vejam o absurdo como disse o jornalista Oca, adequadamente: Hoje estão destruindo as matas da Amazônia para criar pastagens e aqui no sul estão plantando eucaliptos destruindo os campos de pastagem.

clicRBS: Existem outros impactos do plantio de árvores no campo além do problema da água?

Ludwig Buckup: Sim, além do problema da perda de recursos hídricos do solo existe o problema da acidificação, da desertificação e da perda de nutrientes.

Internauta: E qual é o impacto para as espécies silvestres?

Ludwig Buckup: Para as espécies nativas, a monocultura de exóticas com o pínus e o eucalipto representa o seguinte tipo de impacto: A perda (extinção) de espécies nativas, a modificação das condições ambientais e principalmente a biocontaminação dos ecossistemas adjacentes por espécies invasoras como o Pínus elliottii. Na serra geral o pínus já invadiu a mata atlântica em todas as áreas de contato.

Internauta: O senhor já visitou florestas plantadas bem manejadas? O senhor já ouviu falar que no Paraná, em áreas de Pínus com quatro anos foram encontrados dois filhotes de puma? O senhor, como ambientalista, deve saber que puma é topo de cadeia e para que ela exista é necessário equilíbrio ambiental.

Ludwig Buckup: O puma é um péssimo exemplo. É um mamífero predador com grande deslocamento ocupando, em suas caçadas espaços de quatro a cinco mil hectares ou mais. Ninguém disse que uma plantação de pínus é biologicamente estéril. Mas como a diversidade biológica é baixa, havendo quase nenhuma humificação das agulhas no solo e sem qualquer sub-bosque herbáceo ou arbustivo, entende-se que pouquíssimas espécies animais fazem desta plantações um lugar para viver e reproduzir-se de forma estável e permanente.

clicRBS: Professor, a localização do Aqüífero Guarani tem relação com a escolha do sul da América do Sul para o plantio de árvores (considerando o estudo da Science)?

Ludwig Buckup: O Aqüífero Guarani tem enorme importância no cenário da conservação da água na América do Sul. A ameaça que existe vem da salinização possível, como a revista Science demonstrou de forma cabal.

clicRBS: Diversos pesquisadores e ambientalistas têm chamado a atenção para os riscos de se plantar árvores da Metade Sul. Isso é suficiente para mobilizar o governo e a opinião pública para que sejam feitos mais estudos, ou para que novas alternativas de desenvolvimento sejam pensadas?

Ludwig Buckup: Será importante que toda a comunidade gaúcha se mobilize para que o governo reexamine a proposta, já em fase de implementação, não autorizada, de cobrir o sul do Estado com um enorme deserto verde. Eu participo de uma ONG denominada IGRE-Amigos da Água, que vem priorizando a conservação dos recursos hídricos em todas as suas formas do Brasil meridional. (clicrbs, 19/12)

desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -