Prevista para o 1º trimestre conclusão das obras da subestação Nova Santa Rita
2006-01-23
As obras da Subestação Nova Santa Rita, na região Metropolitana, serão concluídas no primeiro trimestre deste ano. A garantia foi dada na sexta-feira (20/1) pelo subsecretário estadual de Minas, Energia e Comunicações, Francisco Brandão, após visita à área onde está sendo erguida a subestação. "A primeira etapa ficará pronta em fevereiro", completou o secretário nacional de Energia Elétrica, Ronaldo Schuck.
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Nelson Hubner, e o diretor de Engenharia da Eletrobrás, Valter Cardeal, também inspecionaram as obras. O empreendimento tem R$ 139 milhões de investimentos do governo federal e R$ 40 milhões do Estado, por intermédio da CEEE. Concluído, vai dobrar a capacidade de atendimento de energia na região Metropolitana e aumentar em 30% a segurança do sistema elétrico do Rio Grande do Sul.
Conforme Schuck, a Eletrosul se prepara agora para os trabalhos da nova linha de transmissão que será construída entre Campos Novos e a subestação em Nova Santa Rita. "O prazo de conclusão das obras é 2007 e pretendemos finalizá-las no primeiro semestre. Com a nova linha se fecha mais um anel energético, de forma a aumentar ainda mais as garantias no abastecimento", avaliou.
Os representantes dos governos federal e estadual ainda realizaram visita de inspeção ao parque eólico da empresa Ventos do Sul, em Osório. "Acreditamos que até o final de 2006 o parque estará concluído", informou Brandão, acrescentando que existem tratativas para a instalação de outros parques eólicos no Litoral. O parque de Osório terá 150 megawatts de potência. (CP, 21/1)