SC, RS e PR buscam solução conjunta para prejuízos com a seca na região
2006-01-20
Agricultores dos três estados do Sul se reúnem, nesta quinta-feira, em Chapecó, região oeste de Santa Cataraina, para avaliarem e tomarem decisões conjuntas contra os prejuízos provocados pela seca na região.
Nesta sexta-feira, cerca de 1,5 mil agricultores estarão reunidos em um ato público, no Parque de Exposições Agrocpecuárias de Chapecó, para avaliar as ações dos governos estadual e federal para combater os estragos.
Ontem, o coordenador estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar- Região Sul (Fetraf-Sul), Dirceu Dresh esteve em Brasília, onde reivindicou a presença do ministro Miguel Rosseto na região.
“Queremos que ele veja de perto a situação de nossos agricultores”, disse, que não teve garantias da vinda do ministro ao estado.
A preocupação com os prejuízos decorrentes da seca atinge agricultores familiares, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Agricultura (Contag) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc).
O forte calor que atinge a região e a falta de chuva suficiente para ser absorvida pela terra já provocaram perdas de R$ 297 milhões na agricultura, segundo dados divulgados pela Empresa de Pessquisa Agropecuária (Epagri) que apresentou, esta manhã, em Florianópolis, sobre os prejuízos com a estiagem.
Segundo o relatório, a escassez de água compromete um milhão de toneladas de grãos.
(Jornal do Brasil Online, 19/01)