Praia Nova do Jacuí é o único balneário aprovado na região central do Estado
2006-01-20
A Praia Nova do Rio Jacuí é o único balneário plenamente aprovado pela Fepam na região central do estado para este veraneio. A alta temporada já tem 20 dias e, no site da fundação responsável pela verificação de amostragem para avaliação da balneabilidade, ainda não há a liberação às praias de água doce de Restinga Seca, Candelária, Rosário do Sul e Rio Pardo.
As águas do Balneário Carlos Larger, localizado em Candelária, não tiveram sua balneabilidade aprovada. Segundo dados liberados até ontem, a prainha é imprópria para banho. As praias de Santa Vitória, em Rio Pardo, de Tunas, em Restinga Seca, e de Areias Brancas, em Rosário do Sul, ainda não foram liberadas, uma vez que a avaliação das águas não usou volume de amostras suficiente.
Balneabilidade é o monitoramento da qualidade das águas dos balneários e praias do Estado, trabalho realizado pela Fepam dentro da operação Verão Gaúcho 2005/2006.
Nesta temporada, a Fepam monitora 87 pontos fixos: 31 no litoral norte, 27 no litoral médio, cinco no litoral sul, 13 na região hidrográfica do Rio Guaíba (onde estão Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Candelária e Restinga Seca) e 11 pontos na região hidrográfica do Rio Uruguai (onde se encontra Rosário do Sul).
O exame é feito com uma freqüência própria da Fepam. Nos casos em que ocorrer interesse das prefeituras em reduzir a freqüência de amostragem em seus balneários, visando o retorno mais rápido à condição própria de balneabilidade, é facultado ao Município realizar as coletas e análises, desde que sejam observados os procedimentos técnicos da Fepam. (Jornal do Povo, 20/1)