Chuvas dão fôlego ao rio Gravataí
2006-01-20
A chuva dos últimos dias contribuiu para a elevação do nível do rio Gravataí. Ontem, as águas estavam 1,30 metro acima do nível do mar. "O rio está 80 centímetros abaixo do normal, mas a situação é muito melhor do que na semana passada, quando estava 1,25 metro abaixo do normal e a 25 centímetros da cota de alerta", afirmou o superintendente interino da Corsan na área Metropolitana, Sérgio Giugno. Segundo ele, as chuvas evitaram falta d água em Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão.
Em Porto Alegre, ontem, o Guaíba estava 60 centímetros acima do nível do mar nas imediações do Parque da Harmonia e 68 centímetros acima na Ilha da Pintada. Nesta época do ano, o normal seriam 47 centímetros. "A situação começa a ficar preocupante quando o nível chega a 1,20 metro, esclareceu o agente Márcio Cardoso, da Defesa Civil. Cardoso frisou que por enquanto não há registro de problemas nas ilhas.
A forte chuva que atingiu a Capital no início da manhã de ontem (19/1) provocou alagamentos na avenida São Pedro, no bairro São Geraldo, e nas avenidas A. J. Renner e Ernesto Neugebauer, no bairro Humaitá. Também houve formação de lâminas d água em trechos das avenidas Sertório e Assis Brasil e no bairro Cidade Baixa.
A EPTC registrou vários pontos de congestionamento e problemas momentâneos em semáforos, decorrentes da falta de energia elétrica. A vila Asa Branca, na zona Norte, amanheceu alagada.
Segundo a Defesa Civil, o sistema de bombeamento do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) evitou que a água invadisse as casas. O diretor-geral em exercício do DEP, Sérgio Zimmermann, empregou 30 equipes para atender aos chamados da população. "Registramos cerca de 250 ocorrências, a maioria para desobstrução de bocas-de-lobo", ressaltou.
Houve casos de afundamento de passeios públicos e obstrução da rede pluvial devido ao acúmulo de entulho. "As pessoas deveriam ter consciência de que as ruas e avenidas não são depósito de lixo", alertou.
Na III Perimetral, a queda de uma árvore provocou congestionamento entre as avenidas Senador Tarso Dutra e Carlos Gomes até o cruzamento com a Anita Garibaldi. Houve registro de falta de luz em praticamente todas as áreas da Capital. (CP, 20/1)