Nevascas na China prejudicam o sistema de transportes e deixam regiões em alerta
2006-01-20
Uma série de nevascas e as temperaturas negativas que vêm atingindo diversas regiões nas províncias do centro-leste da China prejudicaram os principais meios de transporte e deixaram parte dos municípios em alerta nos últimos dias, afetando milhares de pessoas. De acordo com um levantamento realizado pelas autoridades chinesas e pela agência de notícias Xinhua, as nevascas prejudicam principalmente o sistema ferroviário entre a capital Pequim e a região de Guangzhou, além da província de Henan.
Somente na região de Pequim, pelo menos 100 mil passageiros ficaram bloqueados nas estações, o que obrigou o governo a montar um esquema de segurança especial, além de fornecer alimentação e suporte. Além das nevascas, o Serviço Meteorológico da China também registrou frio intenso em grande parte do território chinês, principalmente na província de Heilongjiang, onde a temperatura mínima em diversas localidades ficou abaixo de -30C durante os últimos dias.
Na madrugada desta quinta-feira, por exemplo, os termômetros atingiram a marca de -40,6C em Mohe, -39,8C em Huma, -38,1C em Nenjiang, -37,6C em Yichun e -30,5C em Tonghe. Já na região de Pequim, a temperatura chegou a -6,3C. Nos próximos dias, a previsão é de que uma grande massa de ar polar formada entre o Ártico e a Sibéria mantenha a temperatura baixa em quase todo o país (exceto nas áreas costeiras mais ao sul), além de provocar nevascas nas províncias do centro-norte e do leste.(UOL/INFOTempo, 19/01/06)