Fogo destrói 50 mil m2 do Parque Florestal do Rio Vermelho (SC)
2006-01-19
Foi preciso cerca de cinco horas para controlar o incêndio no Parque Florestal do Rio Vermelho, no Norte da Ilha, ocorrido na tarde de terça-feira. Cerca de 50 mil metros quadrados foram queimados no segundo incêndio no local registrado em uma semana. Sete viaturas e 17 bombeiros trabalharam com batedores para conter as chamas que se espalhavam pela vegetação, principalmente pela plantação de pínus. O helicóptero Águia também foi acionado.
A ocorrência foi registrada no Corpo de Bombeiros às 16 horas. Até as 21 horas de terça-feira, quando uma chuva fraca começava a cair na região, equipes dos bombeiros ainda trabalhavam no local. Até ontem ainda não havia sido realizada a perícia para tentar descobrir a causa do incêndio.
No dia 10, outro incêndio foi registrado no mesmo local. O fogo começou numa área onde existe uma floresta de pínus e atingiu parte da vegetação nativa das margens da Lagoa da Conceição. As chamas se alastraram levantando uma grossa coluna de fumaça que podia ser vista da avenida das Rendeiras. O fogo surgiu na região onde estão sendo cortados os últimos pés de pínus de um total de 45 mil árvores.
Na ocasião, a direção do Parque Florestal do Rio Vermelho alertou para o fato de que qualquer ponta de cigarro jogada naquele local poderia provocar um incêndio. Entre os pés de pínus do parque se acumulam as folhas que chegam a atingir até meio metro ou mais de altura. Com a ausência de chuvas, o material estava seco, facilitando a propagação das chamas.
(A Notícia, 19/01)