Turbina flutuante é alternativa energética
2006-01-19
Em meio a discussões sobre leilões de hidrelétricas, licenças ambientais e possibilidade de nova crise de racionamento em 2009, a empresa canadense Eco Hydro Energy lançou ontem no Brasil uma turbina flutuante que produz energia elétrica a partir da força das correntes dos rios.
Com capacidade para gerar até 500 megawatts (MW), o novo sistema utiliza a força natural de um rio para produzir energia elétrica a um custo baixo, já que não necessita de grandes obras para entrar em funcionamento.
- Essa tecnologia apresenta custos de implantação e operacional muito baixos e o tempo de construção é relativamente rápido, até um ano e meio da assinatura do contrato até a entrega - diz o representante da Eco Hydro Energy na América do Sul, Frank de Luca.
O novo sistema tem custo de US$ 450 mil por MW produzido, contra U$ 1,4 milhão por MW de uma hidrelétrica. A capacidade de cada unidade depende da profundidade do rio e a velocidade da correnteza.
De Luca explicou que a Eco Hydro procura de parceiros que queiram investir no novo sistema. A empresa colocará à disposição a tecnologia e supervisionará os trabalhos.
No Brasil existem cinco protótipos da turbina em operação. A tecnologia foi aprovada em relatório elaborado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), referência mundial em pesquisa de hidroenergia.
(Jornal do Brasil, 18/01)