Técnicos fazem estudo climático do semi-árido
2006-01-19
As chuvas que ocorrem este mês de janeiro no Estado são consideradas da pré-estação chuvosa (de fevereiro a maio). Essas precipitações geralmente ocorrem de novembro a janeiro. A explicação é dada pelo técnico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), José Maria Brabo. Ontem à tarde, ele foi um dos expositores do VIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-Árido e do I Encontro Internacional de Estudos Climáticos Aplicados ao Nordeste Brasileiro.
Os dois eventos estão sendo realizados até a próxima sexta-feira, pela manhã e à tarde, no Hotel Colonial, na Praia de Iracema. Amanhã, diz José Maria Brabo, será aberto o workshop de avaliação climática quando os meteorologistas vão apresentar as previsões climáticas para a quadra chuvosa deste ano. Ao final, será elaborado um documento com a previsão climática consensual para o Nordeste Brasileiro e, na próxima sexta-feira, às 10 horas, os técnicos da Funceme darão entrevista coletiva à imprensa, no auditório do órgão, para anunciar a previsão climática deste ano no Ceará.
Participam do evento, técnicos cearenses, de outros estados brasileiros e também de outros países. Fazem exposições e avaliações de modelos numéricos e equacionais, experimentos de alta resolução de previsão numérica de tempo, simulação da precipitação nas regiões do projeto de transposição do rio São Francisco, entre outros temas.
Hoje, entre os temas a serem apresentados estão: O Uso de Imagens de Satélites Meteorológicos no Monitoramento de Tempo no Ceará, por Humberto Barbosa, da Funceme; Operação de Reservatórios no Semi-Árido Utilizando Previsão Climática, por Eduardo Martins, também da Funceme e Modelo de Estimativa de Produção Agrícola, pelo meteorologista Namir Melo, da equipe da Funceme.
(O Povo – CE, 18/01)