Gazprom reduz fornecimento à Europa devido à onda polar na Rússia
2006-01-19
A Gazprom, o gigante russo do gás, anunciou quarta-feira (18/01) que reduzirá o volume das provisões de carburante à Europa devido à onda polar que castiga a Rússia e que aumentou o consumo interno. Segundo a agência Interfax, a redução das provisões de gás já foi aplicada à Hungria e em breve será estendida a outros países europeus.
Fontes da Gazprom ressaltaram que se trata de uma medida provisória extraordinária, provocada pela onda de frio que provocou temperaturas de entre 30 e 50 graus abaixo de zero em grande parte do território da Rússia. "A redução das provisões é acompanhada de uma notificação oficial aos clientes, que inclui a explicação da causa da mesma", disse à agência Interfax um porta-voz do consórcio russo, que não divulgou números sobre o volume de gás que a Europa deixará de receber.
O porta-voz acrescentou que são aplicados todos os esforços para que "as restrições das provisões de gás aos consumidores europeus sejam as menores possíveis e para que o fornecimento retorne o mais rápido possível a seu nível normal".(EFE, 18/01/06)