Empresa espanhola de controle ambiental irá se instalar em Passo Fundo
2006-01-19
Os representantes da empresa Exafran, Edegar Affonso e José Carlos Muñiz Blanco, estiveram reunidos ontem (18/1) com o prefeito em exercício, Adirbal Corralo, a fim de solicitar área e infra-estrutura para a instalação da Exafran, cuja matriz encontra-se na Espanha. A empresa, que atua no ramo de controle ambiental para aves e suínos, produz controladores e trabalha com sistema de pesagem automática, aquecimento, equipamentos manuais, refrigeração e ventilação.
Conforme Affonso, diretor administrativo da filial em Passo Fundo, a Exafran está instalada na cidade desde 1999, porém, em uma área precária. Como a empresa pretende aumentar sua clientela e exportar para os países da América Latina, Central e outros países do mundo, há agora a necessidade de ampliação da indústria em Passo Fundo.
Affonso observa que, ano passado, somente em Passo Fundo, a empresa faturou R$ 3 milhões; com a ampliação da área, pretende-se alcançar faturamento que gire em torno dos R$ 8 milhões. "Nossa projeção inicial é de que o faturamento dobre, mas esperamos que o número seja ainda maior", complementa.
Segundo Blanco, dois motivos levaram a empresa a escolher Passo Fundo. O primeiro se deve a uma maior facilidade na instalação, visto que a empresa já existe na cidade. O outro é decorrente da logística, porque a cidade é rota do Mercosul e caminho para vários países da América Latina.
Blanco observa ainda que a empresa já exporta para 53 países e o objetivo é aumentar esse número de forma gradativa e paralela ao crescimento da indústria.
O pavilhão que irá abrigar a empresa terá 1,5 mil metros quadrados, inicialmente. Para se instalar, a Exafran requer a área, terraplenagem, acesso, iluminação e asfalto, além dos incentivos fiscais comuns.
Corralo afirmou que as exigências serão discutidas junto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e atendidas o mais rápido possível, pois a empresa espera apenas o aval da prefeitura para iniciar as obras. (O Nacional, 19/1)