Nevascas continuam atingindo o Japão e saldo de mortos chega a 95
2006-01-18
As nevascas que vêm marcando as primeiras semanas de janeiro em grande parte do território japonês, principalmente nas ilhas do norte do país, continuaram provocando transtornos e prejuízos, com o saldo de vítimas fatais chegando a 95 neste início de semana. A polícia japonesa informou que o último incidente provocado pelo mau tempo ocorreu no nordeste do país, onde três crianças foram surpreendidas pela neve acumulada no telhado de uma escola, sendo que uma ficou gravemente ferida e outra inconciente.
A ocorrência foi registrada na prefeitura de Fukui, e segundo relatos de oficiais, a neve acumulada no telhado da escola infantil e que atingiu as crianças chegou a mais de cinco metros, devido às intensas nevascas ocorridas desde o final de dezembro. Segundo a agência de notícias Kyodo, além das 95 mortes e das centenas de feridos, as nevascas já causaram um prejuízo total de US$32 milhões, principalmente nas regiões agrícolas entre o norte de Honshu e Hokkaido, as regiões mais frias do país.
Até o momento, este inverno já é considerado o segundo mais rigoroso das últimas décadas, com o saldo de vítimas fatais só ficando atrás do inverno de 1983/1984, quando as nevascas provocaram 131 mortes. Nos próximos dias, uma massa de ar polar deverá manter as baixas temperaturas em grande parte do Japão, com grande possibilidade de novas nevascas nas áreas mais ao norte. Os valores mínimos chegarão a 0C na região de Tóquio e a -12C em Asahikawa.(UOL, 17/01/06)