Governo incentiva produtor de soja a respeitar lei ambiental
2006-01-18
O secretário de Política Agrícola e Pecuária do Ministério da Agricultura, Ivan Wedequin, afirmou que o governo espera neste ano verificar a "efetividade" do incentivo de crédito. O benefício começou a ser dado nesta safra aos agricultores que comprovem estar respeitando a legislação ambiental principalmente na monocultura da soja. Ele acrescentou que o incentivo é uma medida importante por estar sendo dado durante uma "crise que ocorreu na agricultura de grãos, quando diminuiu a disponibilidade de crédito".
O incentivo, que está sendo apresentado na reportagem de hoje (17) na série "Soja - um grande negócio" transmitida pela Rádio Nacional, permite ao agricultor sacar 15% a mais do crédito ambiental a que tiver direito. O candidato ao benefício só precisa comprovar que respeita a lei ambiental. Para tanto, ele precisa apresentar documentação comprovando que a reserva ambiental está sendo respeitada na sua propriedade.
Wedequin acrescentou a possibilidade, dentro da nova política adotada pelo governo, de o benefício ser estendido àqueles que estiverem com o "objetivo de recuperar uma área degradada e se enquadrar, portanto, na legislação ambiental". Neste caso, será necessário apresentar ao banco onde for sacar o crédito rural os documentos que comprovem o acordo feito com o órgão ambiental do estado.
Com essa nova política de incentivo, Wedequin garante que começa "uma caminhada de incentivo de créditos para aquele que estiver cada vez mais e mais na procura de uma agricultura sustentável". O secretário advertiu, no entanto, que não se pode "desmerecer a soja porque é um produto campeão que a cada dia se descobre mais um uso para seus derivados".
(Agência Brasil, 17/01)