Ibama organiza vistorias ao Rio Madeira para construção de hidrelétricas
2006-01-18
O Ibama dará início às vistorias de dois empreendimentos localizados no Rio Madeira (RO) a partir do dia 30 deste mês. Estão em análise pelo instituto a viabilidade ambiental da construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, ambas em Porto Velho.
A equipe técnica da Diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental, responsável pela análise do estudo de impacto ambiental (EIA), irá percorrer o município de Porto Velho até o dia 03 de fevereiro para conhecer a região.
A equipe concluiu a análise de abrangência dos estudos no dia 23 de novembro de 2005. Esta análise é feita para verificar se o EIA entregue pelo empreendedor atende ao termo de referência emitido pelo Ibama.
Após as vistorias, a equipe iniciará a análise de mérito do estudo para verificar a necessidade de complementações. Esta análise deverá ser concluída no final de fevereiro.
Após a análise, o próximo passo será a realização das audiências públicas, onde a população diretamente envolvida e os demais interessados no empreendimento poderão se manifestar. A previsão é de as audiências aconteçam em abril deste ano.
Se a viabilidade ambiental das duas usinas for aprovada, elas irão acrescentar cerca de 6.400 Megawatts na geração de energia do país.
(Ibama, 17/01)