Mato Grosso ganha prêmio nacional por preservação do meio ambiente
2006-01-18
A secretaria de Estado de Meio Ambiente(Sema) receberá este ano o diploma de destaque nacional em meio ambiente e responsabilidade social, que é oferecido a entidades e profissionais que contribuem para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A escolha da Sema se deu por indicação dos Institutos Ambiental Biosfera e Brasileiro de Estudos Especializados (IBRAE), porque a Sema se destacou no desempenho de ações de controle do desmatamento e queimadas no estado.
A premiação será entregue dia 10 de fevereiro no centro de convenções do hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
O secretário do Meio Ambiente, Marcos Machado, destacou a preocupação do Governo de Mato Grosso em garantir o desenvolvimento sustentável em um Estado com vocação para a produção agrícola. "Através de uma política ambiental séria e transparente, estamos conseguindo conciliar o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente" disse ele.
Desde o dia 3 de janeiro deste ano, a Sema assumiu a responsabilidade pela Gestão Florestal em Mato Grosso, trabalho que antes estava a cargo do Ibama. Funções como a liberação de planos de manejo, licenciamento de propriedades rurais e transporte de madeira, foram assumidas pelo Estado por força de um Termo de Cooperação Técnica, assinado em Setembro de 2005, entre o secretário Marcos Machado e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Depois de vários anos liderando o ranking nacional das queimadas, em 2005 Mato Grosso reduziu em 34% o número focos de calor e caiu pela primeira vez, nos últimos 20 anos, para a segunda posição. Isso foi possível devido ao reforço na fiscalização e investimentos em campanhas educativas com o sistema de parceria com entidades civis e produtores.
O número de desmatamentos também caiu no ano passado e as projeções indicam que este ano a queda poderá chegar a até 10%.
(Diário de Cuiabá, 18/01)