Lançada no Brasil a Conferência virtual de Biodiversidade de Curitiba
2006-01-18
No primeiro dia em seu novo posto, Ahmed Djoghlaf, Secretário Executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica, fez um pronunciamento ao cidadãos do mundo, chamando-os a participar da “Conferência Virtual de Biodiversidade de Curitiba: Alcançando a Meta de 2010”, lançada ontem (17/01) no Brasil, o anfitrião da próxima reunião da Conferência das Partes da Convenção.
A primeira conferência eletrônica de biodiversidade — acessível em http://2010.biodiv.org —
dará voz diretamente aos cidadãos quanto ao assunto de como nós, uma família global, poderemos atingir a meta de biodiversidade de 2010, para o benefício das gerações presentes e futuras. Em sua visita ao Brasil, ao lançar a conferência, Ahmed Djoghlaf declarou que “todos os cidadãos do mundo são encorajados a participar desta conferência e oferecer suas visões, que serão submetidas aos mais de 100 ministros que se espera que participem da Conferência Internacional de Biodiversidade de Curitiba, nos dias 27 e 28 de março deste ano”.
Djoghlaf destacou que “um tour de estudo na sede do Secretariado em Montreal, Canadá, e na sede do PNUMA em Nairobi será oferecido à melhor contribuição a este fórum inovador”.
Ao se dirigir a um grupo de jornalistas, Djoghlaf enfatizou ainda que “nós estamos oferecendo aos cidadãos do mundo uma oportunidade única não apenas de tornar suas visões conhecidas, mas, de maneira mais importante, de moldar a forma de atuação nesta próxima reunião e, portanto, contribuir para o desenho de nosso futuro comum e do futuro de nossas crianças.”
Biodiversidade
Em toda a história da humanidade, a taxa de perda de biodiversidade nunca foi tão grande. Hoje a taxa de perda de biodiversidade excede em 100 vezes as taxas naturais. Para alguns especialistas, estamos às vesperas da maior crise de extinção. Os seres humanos estão modificando os ambientes ao ponto de nenhuma espécie ser poupada.
Em face a esta realidade assustadora, 110 Chefes de Estado e de Governo se comprometeram, em 2002, na segunda Cúpula da Terra em Joanesburgo, a “alcançar até 2010 uma redução significativa da taxa atual de perda de biodiversidade nos níveis global, regional e nacional, como uma contribuição à redução da pobreza e para benefício de toda a vida na Terra”.
Alcançar este objetivo irá requerer um esforço sem precedentes. Se o mundo quiser assegurar seu futuro, terá de alcançar a meta de biodiversidade de 2010. Isto exigirá o comprometimento não apenas dos governos, mas de todas as partes interessadas e, portanto, de todos os cidadãos do mundo. Face a este desafio sem precedentes, ninguém poderá se dar ao luxo de assumir uma posição de observador.
Links complementares:
O texto do pronunciamento de Ahmed Djoghlaf aos cidadãos do mundo pode ser encontrado no sítio eletrônico da CDB, em: http://www.biodiv.org
Conferência Virtual de Biodiversidade de Curitiba: Alcançando a Meta de 2010: http://2010.biodiv.org
(Com informações de Envolverde/PNUMA)