Mudança do tempo veio acompanhada de danos
2006-01-18
Os efeitos do forte temporal que causou uma série de prejuízos no Estado e gerou uma morte no município de Taquara, segunda-feira (16/1), ainda repercutiam na manhã de ontem em várias localidades. Centenas de consumidores permaneciam, até ontem (17/1) à noite, sem energia elétrica devido à queda de árvores, postes e fios, ocasionada por rajadas de 80 a 90 quilômetros por hora.
Ontem, 29 equipes da CEEE trabalharam para restabelecer os serviços em pontos isolados de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado, Viamão e Alvorada. Na Capital, os bairros mais atingidos foram Ipanema, Santa Tereza e Restinga, na zona Sul, Jardim Planalto, na zona Norte, e na divisa de Viamão com Porto Alegre.
A central de atendimento da CEEE registrou, entre a meia-noite de segunda (16/1) e as 10h40min de ontem (17/1), mais de 6,5 mil chamados. Os casos mais comuns eram fios rebentados e galhos na rede.
Na região atendida pela concessionária de energia RGE, os pontos mais críticos eram os municípios de Taquara e Parobé, no Vale do Paranhana, onde 10 mil residências ficaram sem luz até a manhã de ontem. A empresa, que estava com 55 equipes, segunda-feira, reforçou para 60 frentes de trabalho nas primeiras horas de ontem, visando restabelecer o serviço até o final da tarde.
Ontem à noite, moradores de Eldorado do Sul ainda estavam sem energia. Já na área da AES Sul, os municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio e Sapucaia do Sul continuavam com problemas. O abastecimento deveria ser normalizado até o fim do dia. (CP, 18/1)