Greenpeace e baleeiros japoneses se enfrentam na Austrália
2006-01-17
O Greenpeace denunciou Domingo (15/01) que um de seus ativistas foi atingido por cabos de um arpão lançado por um baleeiro japonês quando tentava impedir que o barco caçasse uma baleia em águas australianas no sul do Oceano Pacífico. O fato ocorreu no Sábado (14/01), quando uma lancha do Greenpeace não deixava a embarcação Youshin Maru 2 atacar uma baleia.
Segundo Shane Rattenbury, o chefe da expedição ambientalista, o barco lançou o arpão sobre a baleia e um cabo atingiu um dos ambientalistas, que foi lançado à água e resgatado sem ferimentos. Trata-se do último incidente ocorrido entre Greenpeace e os baleeiros japoneses desde que, em dezembro, os ecologistas começaram a tentam impedir o trabalho de vários navios japoneses nessas águas, localizadas cerca de 160 quilômetros do litoral da Antártida.
O porta-voz de Greenpeace, Steve Shallhorn, declarou à rádio ABC que o grupo prosseguirá com este tipo de ações apesar do incidente. "Não representa uma boa publicidade para o Japão, pois não havia necessidade de caçar esse cetáceo quando o país ainda tem quantidades de carne de baleia congelada sem vender procedentes de capturas de anos anteriores", acrescentou Shallhorn.
No final de dezembro, o Governo australiano classificou as ações do Greenpeace de "contraproducentes" e pediu ao grupo que as desenvolva de forma pacífica.(EFE, 15/01/06)