Saúde notifica municípios da região do Araguaia sobre cegueira misteriosa
2006-01-17
O secretário adjunto de Saúde, Antonio Augusto de Carvalho, tendo em vista informações de circulação nacional de que banhos no rio Araguaia estariam provocando uma doença misteriosa que causa lesões nos olhos, como machas e caroços, podendo levar à cegueira, tomou providencias no sentido de solicitar aos municípios de Mato Grosso, sob a influencia do rio, de verificarem a existência de casos e a notificação imediata à Secretaria de Estado de Saúde para as devidas providencias.
Os municípios por onde corre o rio e que foram notificados foram: Barra do Garças, Araguaiana, Cocalinho, São Miguel do Araguaia, Novo Santo Antonio, São Félix do Araguaia, Luciara, Santa Teresinha, Água Boa, Nova Xavantina e Alto da Boa Vista.
O secretário adjunto de Saúde disse ter tomado esta medida como prevenção dos relatos ocorridos no Estado de Goiás, uma vez que a doença é desconhecida e que o Ministério da Saúde e os Estados estão envolvidos na descoberta da doença, o que se tornou mais uma nova preocupação da Saúde.
Antonio Augusto de Carvalho acionou as Vigilâncias em Saúde, desses municípios, para que se faça um trabalho preventivo de pesquisa junto aos moradores ribeirinhos que sobrevivem do rio. “O que se sabe da doença é que começa com uma coceira nos olhos com sintomas parecidos a uma conjuntivite, mas que está causando dando à visão. As notificações foram feitas nos Estados de Tocantins, e Pará e.como Mato Grosso também sofre influencia do rio Araguaia, estamos em contato com o Ministério da Saúde para tomar providencias no sentido de dar um tratamento adequado às pessoas atingidas pelo problema. Até o momento não se tem notícia de casos em nosso Estado, por isso estamos notificando os municípios a que façam uma busca ativa de possíveis ocorrências”, comentou.
(24 Horas News – MT, 16/01)