Bruxelas propõe estratégia para melhorar o Ambiente nas cidades européias
2006-01-17
A Comissão Européia lançou sexta-feira (13/01) uma nova estratégia sobre ambiente urbano para ajudar os Estados membros e as autoridades regionais e locais a melhorarem o ambiente das cidades européias. Hoje, quatro em cada cinco europeus vivem hoje em cidades. Esta é uma das sete estratégias previstas no âmbito do Sexto Programa de Ação para o Ambiente.
“As cidades europeias devem ser sustentáveis e oferecer uma elevada qualidade de vida para que as pessoas possam aí viver e trabalhar e para que os empresários queiram investir nelas”, comentou Stavros Dimas, comissário europeu para o Ambiente. Segundo a Comissão Européia, os principais desafios ambientais das cidades – que podem afetar a saúde humana - são a fraca qualidade do ar, elevados níveis de tráfego, desenvolvimento desregrado, emissões de gases de efeito estufa e geração de resíduos e águas residuais.
Várias cidades “já desenvolveram estratégias integradas de gestão urbana onde as decisões do dia-a-dia são orientadas por uma visão e objectivos estratégicos”, salienta Bruxelas. Através desta nova estratégia, a Comissão pretende “encorajar uma rede de troca de experiências entre as cidades europeias”. Actualmente “já existem muitas soluções em várias cidades mas não estão suficientemente disseminadas ou implementadas”. Além disso, a Comissão pretende fornecer programas de formação e criar um portal na Internet para as autoridades locais, a fim de possibilitar o acesso às mais recentes informações. As outras seis estratégias incluem a poluição atmosférica, ambiente marinho, recursos, resíduos, solos e pesticidas. (Ecosfera, 13/01/06)