Prefeitura de Gravataí inicia limpeza do rio
2006-01-17
Além da falta de chuva e do bombeamento de água feito por produtores da região, o rio Gravataí enfrenta problemas gerados pelo grande volume de lixo acumulado nas margens e no leito. A Prefeitura de Gravataí começou ontem (16/1) a limpeza dos 20 quilômetros do manancial que fica no território do município.
Conforme o prefeito Sérgio Stasinski, deverão ser retirados, em duas semanas, mais de 50 toneladas de resíduos do rio, que abastece Alvorada, Viamão, Cachoeirinha e Gravataí. "Desde 1998 realizamos essa ação, que, além de melhorar as condições do rio, gera conscientização", afirmou.
Em 1998 foram retiradas mais de 380 toneladas. No ano passado o número caiu para 90. O prefeito enviou ofício aos municípios banhados pelo rio para realizarem ações semelhantes.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Paulo Bones, foram mobilizados 40 funcionários, além de oito caminhões e duas retroescavadeiras. Ontem foram retirados sacos de lixo, garrafas e até móveis. O diretor-presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Paulo Müller, afirmou que ações de educação ambiental serão intensificadas. Também alertou contra o desperdício. (CP, 17/1)