Passo Fundo: dezembro é o mês de maior produção de lixo
2006-01-16
Nessa época do ano, muitas pessoas deixam Passo Fundo, desde os estudantes que moram na cidade e, ao final das aulas, visitam a família, até as pessoas que aproveitam o período de férias do trabalho.
Por isso, verificamos se com essa diminuição da população a quantia de lixo recolhido também decresce.
No mês de dezembro de 2005, o recolhimento atingiu um total de 2.877 toneladas de lixo, a maior quantia do ano; o mês de fevereiro registrou a menor quantia, com 2.218 toneladas. O mês de janeiro não apresenta tanta diferença se comparado aos outros meses. Sempre o mês de menor quantia de recolhimento de resíduos é o mês de fevereiro, considerando que uma pessoa produz diariamente cerca de 800g a 1kg de lixo. Os dados de janeiro de 2006 só podem ser comparados ao término do mês.
As obras do aterro que é construído para receber o lixo doméstico têm previsão para, até dia 26 de fevereiro, estarem concluídas. A célula, que terá 8 metros de profundidade e um período de duração de 16 meses, é garantida também pela utilização de impermeabilizantes que evitam contaminações. A empresa já estuda novas áreas para construção de outros aterros e, depois desse, a idéia é construir um aterro para receber resíduos industriais.
De acordo com a engenheira civil Gislaine Alves, "um aterro para resíduos industriais pode ser o diferencial do município. Será uma maneira de as empresas gastarem menos para enviar seus resíduos a outras cidades." (O Nacional, 16/1)