Prefeitura de Alpestre socorre famílias sem água
2006-01-16
A Prefeitura de Alpestre, município localizado no Médio Uruguai, vem realizando o transporte de água potável para 410 famílias das localidades de Alto Alegre, Encruzilhada Gaúcha, Taquaruçu, Linha Seca, Encruzilhada Dom José e Alto Feliz. O produto é recolhido no reservatório da Corsan e depois levado a seu destino por carros-pipa improvisados. Quase 15 mil litros estão sendo transportados, todos os dias, para as regiões que enfrentam os efeitos da estiagem.
O prefeito Valdir Zasso ressalta que 40% dos moradores do interior do município sofrem atualmente com a seca. “Além do problema da falta de água potável, há grande dificuldade para abastecer os rebanhos de suínos e bovinos, pois muitas fontes naturais estão quase esgotadas. Os níveis das águas do rio Bonito e do lajeado Grande foram reduzidos em 66%”, detalha.
Alpestre apresenta solo pedregoso e áreas montanhosas, o que dificulta a produção de água e o abastecimento. De acordo com o prefeito, 15 poços artesianos foram perfurados, mas não produzem água, o que angustia os moradores. As chuvas dos últimos dias, variando de 5 a 20 milímetros, em nada alteram o quadro de escassez de água. A prefeitura utiliza retroescavadeiras para abrir pequenos bebedouros. Dos 9 mil habitantes de Alpestre, 60% residem no interior do município. Já na região do Alto Uruguai, quatro municípios estão em situação de emergência em função da seca: Barra do Rio Azul, Carlos Gomes, Marcelino Ramos e Viadutos. (CP, 14/1)