Índios bloqueiam estrada contra retirada de madeira em SC
2006-01-16
Índios da reserva de José Boiteux, em Ibirama, no Vale do Itajaí, voltaram a fechar, ontem (13/01) à tarde, a estrada de acesso à barragem norte do rio Itajaí-açu. O protesto foi contra a retirada de madeira da área pretendida pela comunidade para a ampliação da reserva. Três caminhões foram detidos no bloqueio, um deles com uma carga de pinheiros cortados num reflorestamento. Para acabar com o bloqueio, eles exigiram o fim do corte das árvores na área, a presença da imprensa e do proprietário da madeireira. A Polícia Militar esteve no local para negociar, conseguiu a liberação da estrada, mas os caminhões permaneceram em poder dos indígenas.
Sabendo da reivindicação da comunidade, a Polícia Militar propôs a realização de uma reunião, na segunda-feira, em Ibirama, entre lideranças indígenas, Polícia Militar, Polícia Federal e Fundação Nacional do Índio (Funai). A proposta foi aceita e a estrada liberada, mas os índios preferiram não entregar os caminhões como garantia de que o encontro vai acontecer. Dizem que a madeireira está aproveitando a demora na demarcação para retirar o restante do reflorestamento existente na área. A expectativa, agora, segundo a Polícia Militar, é de que seja encontrada uma saída para o impasse durante o encontro. Os índios não abrem mão da suspensão das operações da madeireira na área e também não aceitam que os caminhões passem pela área da reserva.
A indústria madeireira alega não ter nada a ver com a questão indígena no local. Diz que está retirando os pinheiros de uma área particular. Já havia avisado os caminhoneiros, entretanto, para não cruzarem pela reserva. Os índios detiveram os caminhões sem agredir os motoristas. Uma equipe da PM acompanhou os três na contagem da carga antes de deixar o local. Além da carga de pinheiros, ficaram presas uma carga de leite e outra de pneus.
(A Notícia, 14/01)