Tubarões são vítimas de maus tratos em exposição
2006-01-16
A exposição já aconteceu em várias cidades do Brasil e, normalmente, é realizada em Shoppings Centers, onde um tubarão é vítima de maus tratos (tortura), sendo que os monitores se revezam na ingrata jornada de imobilizar o tubarão para que os visitantes possam "tocá-los". O monitor pressiona rigorosamente a cabeça do tubarão no fundo de um pequeno aquário raso para que o tubarão não se mexa e fique nesta posição incômoda durante horas seguidas. Centenas de pessoas colocam a mão no aquário sem a devida assepsia permitindo a entrada de germes patogênicos no mesmo, ameaçando a saúde e a vida do tubarão.
Promovida pela ONG Expotuba Empreendimento e Pesquisas, a mostra exibe animais vivos. Dentre as espécies de tubarões, apenas os do tipo Lixa estão vivos porque se adaptaram ao cativeiro, os demais tipos de tubarão da exposição são conservados no formol. Este tipo exploração de animais é condenado pelas leis brasileiras e pelas convenções internacionais. É crime manter animais em lugares que lhes impeçam o movimento ou o descanso ou praticar ato que resulte em sofrimento para deles obter esforços que razoavelmente não se lhes possam exigir senão com castigo.
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais (UNESCO) garante que toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária ao direito dos animais.
(Jornal do Meio Ambiente, 14/01)