Descoberto solvente ecológico
2006-01-16
Um solvente ecológico, alternativo aos derivados de petróleo, foi descoberto e está sendo patenteado por um estudante da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Rui Vieira é acadêmico de biologia e descobriu a fórmula utilizando conhecimentos práticos da época em que trabalhava em empresas de dedetização. O novo produto não é tóxico, não tem cheiro e pode ser usado na solvência de desinfetantes industriais.
A idéia original era desenvolver um solvente biodegradável, que ajudasse a diminuir os danos dos solventes comuns ao meio ambiente. A fórmula já foi testada em duas empresas de Blumenau e os resultados foram considerados excelentes, com o produto atendendo às necessidades do processo industrial. Vieira já deu entrada nos documentos para registrar a fórmula, primeiro passo para colocar o produto no mercado.
A intenção do inventor é encontrar um parceiro para explorar o mercado ou oferecer a formulação para laboratórios interessados. "O risco do projeto é baixo, pois o solvente foi desenvolvido a partir de uma demanda do mercado. As empresas querem oferecer um produto eficiente e inofensivo para o ser humano, sem riscos para o patrimônio dos clientes ou danos ao meio ambiente", afirma.
No começo, as pesquisas se concentraram na aplicação do produto em cupins na madeira seca, mas, ao longo dos experimentos, constatou-se que o produto era eficiente para eliminar pragas como pulgas, formigas e carrapatos. O acadêmico tem estudado outros setores para formular um produto específico para ser usado conjuntamente com inseticidas no combate a pragas na agricultura. A fórmula de Vieira já venceu o Prêmio Banespa Santander de Empreendedorismo na categoria indústria.
(A Notícia, 16/01)