Exploração de calcário marinho na Bahia recebe aval do Ibama
2006-01-16
A empresa baiana, Fertimar Ltda, recebeu hoje do Ibama, a licença prévia para implantar uma unidade de beneficiamento de calcário marinho no município de Salvado/BA e para a extração desse material ao longo do litoral baiano.
A unidade irá funcionar em um local conhecido como Ponta do Sapoca, onde atualmente existem o cais e a área de produção da extinta Companhia de Cimento Salvador.
O calcário marinho ocorre naturalmente no mar e para sua exploração o empreendedor afirma, nos estudos apresentados, que as áreas de fundo consolidado, como recifes, por exemplo, não serão afetadas pela exploração.
Para a implantação da unidade industrial, o empreendedor deve apresentar entre outras medidas, um plano de gerenciamento dos resíduos sólidos que serão produzidos, um plano de dragagem (barcaça destinada a limpar o fundo das águas de areia, lama, depósitos etc) indicando como será feita a extração no interior das áreas propostas para exploração e a observação da ocorrência de cetáceos, como baleias e golfinhos, e de tartarugas na rota de navegação da draga que será utilizada.
Com o material explorado, a Fertimar Mineração Ltda pretende produzir fertilizante natural e componentes de ração animal para o mercado interno e externo. O calcário marinho contém concentrações elevadas de cálcio e diversos micronutrientes, podendo ser usado inclusive na suplementação alimentar humana.
Segundo o estudo apresentado pela Fertimar, devido às propriedades químicas do minério, futuramente a empresa também pretende usar os sedimentos explorados na produção de cosméticos.
(Ibama, 13/01)