Governo confirma cinco mortes em explosão de mina de carvão na Romênia
2006-01-16
O Ministério da Economia e Comércio (MEC) da Romênia informou Sábado (14/01) que cinco mineradores morreram, dois estão desaparecidos e cinco ficaram feridos numa explosão registrada numa mina de carvão no oeste da Romênia. Ao contrário do que foi anunciado de manhã por fontes policiais, que deram conta de sete mortos, o MEC informou que só foram achados os corpos de cinco pessoas e que duas estão desaparecidas, com poucas chances de estarem vivas.
O acidente ocorreu às 5h30 (0h30 de Brasília), quando uma equipe de dez mineradores faria uma detonação de rotina, segundo a porta-voz do citado ministério, Iuliana Dumitru. Quando aconteceu a explosão, nos outros setores da mina estavam trabalhando entre 68 e 200 operários, segundo diferentes fontes, que coincidem em dizer que todos foram evacuados sem problemas.
Três dos feridos estão em estado grave. Um, intoxicado com monóxido de carbono, foi internado no hospital de Resita (oeste). Outros dois, com queimaduras em 60% da superfície do corpo, foram levados para um hospital de queimados em Timisoara (oeste). Os mortos não puderam ser recolhidos do túnel por causa do acúmulo de gases, que torna qualquer intervenção muito perigosa, disse Ovidiu Gheorghe, chefe da Polícia local para situações de emergência.
Os mortos e os desaparecidos tinham entre 27 e 52 anos e deixaram sem pai 16 crianças. O ministro da Economia, junto com especialistas e promotores, foi para o local do acidente acompanhar as primeiras investigações. O presidente romeno, Traian Basescu, e o primeiro-ministro do país, Calin Popescu Tariceanu, também chegarão em breve a Anina, informou a Rompres.(EFE, 14/01/06)