Farc queimam oito ônibus e atacam rede de energia e oleoduto
2006-01-16
Uma facção da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) queimou oito ônibus e atentou de novo com explosivos contra um oleoduto e torres elétricas no departamento de Putumayo, sudoeste do país, informaram Sábado (14/01) fontes oficiais. Os novos ataques das Farc ocorreram na sexta-feira em várias áreas de Putumayo, região limítrofe com o Equador e situada a mais de 800 quilômetros ao sudoeste de Bogotá, disse o governador interino, Fabián Alfonso Bernavis. Os rebeldes incendiaram oito ônibus e caminhões em uma estrada entre La Hormiga e Orito.
Outra coluna insurgente do mesmo grupo dinamitou um trecho do oleoduto da Empresa Colombiana de Petróleos (Ecopetrol) e uma torre de transmissão de energia, deixando sem serviço elétrico os usuários de La Hormiga, Orito e San Miguel e Orito.
As Farc deflagraram na última semana de 2005 uma escalada de atentados em Putumayo, área petrolífera e com extensos cultivos ilegais de coca, em resposta a uma ofensiva militar que se realiza na região há um ano. Segundo analistas, o aumento de atentados é atribuído ao interesse das Farc de alterar a ordem pública em face da possível reeleição do presidente Álvaro Uribe no pleito de maio.(EFE, 14/01/06)