Viamão ajudará a despoluir o arroio Dilúvio
2006-01-16
O município de Viamão passa a integrar, a partir de hoje (16/1), as ações de revitalização e despoluição do arroio Dilúvio, na chamada Operação Dilúvio lançada no dia 10 em Porto Alegre. Desde então, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da Capital retirou 120 toneladas de entulhos do riacho Ipiranga.
No sábado, integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre reuniram-se com o prefeito de Viamão, Alex Boscaini, acertando a participação. Hoje, uma comissão de trabalho formada por representantes das duas prefeituras começa a atuar conjuntamente.
O grupo deverá, em um primeiro momento, estabelecer um cronograma de ações com o objetivo de despoluir e revitalizar a principal via de escoamento das águas das chuvas na Capital. Segundo o prefeito Boscaini, a intenção é envolver as comunidades, por intermédio de escolas e associações de moradores, para diminuir a quantidade de lixo jogada não apenas no arroio, mas, no caso de Viamão, nos mananciais que vão desaguar no Dilúvio.
"Convidaremos representantes da Ufrgs, por ter o campus na divisa entre Porto Alegre e Viamão, para participar dessa mobilização", adiantou Boscaini. Conforme o prefeito, em Viamão há uma série de nascentes, localizadas sobretudo em áreas do 4º e 8º distritos. Lembrou ainda que cursos de água do entorno do Morro Santana e do parque Saint Hilaire - arroios Vitorino, Sem Nome, Taquara, Casa Velha e Pequeno - que deságuam no Dilúvio são prejudicados pela ocupação irregular de áreas de risco e proteção ambiental, recebendo seu esgoto, lixo orgânico e detritos recicláveis. (CP, 16/1)