Opep pode cortar a produção de petróleo, diz Irã
2006-01-16
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que se reúne no fim desse mês, deve diminuir a produção de petróleo prevendo uma queda da demanda na primavera, disse representante iraniano da Opep, Hossein Kazempour Ardebili, no domingo (15/01). Suas observações combinaram com as críticas feitas pelo ministro do Petróleo, Kazem Vaziri-Hamaneh, que pediu aos produtores para restringir a produção em um milhão de barris por dia até o fim de janeiro.
"Nós enfrentaremos reservas maiores se a Opep manter seu atual nível de produção", disse Ardebili. Ele estimou uma produção extra de 1,8 milhão de barris por dia pelos membros da Opep na primavera se não houvesse um corte. "Alguns membros da Opep não vêem necessidade de cortar produção", disse o representante. "A Opep irá rever essas condições na próxima reunião e reconsiderar a produção", completou.
Ardebili ainda disse que um embargo no petróleo devido à disputa internacional sobre o programa nuclear do Irã está fora de questão enquanto continuarem os esforços diplomáticos. O Irã é o segundo maior exportador de petróleo da Opep e o quarto maior do mundo.(Reuters, 15/01/06)