Áreas de surfe e pesca serão fiscalizadas
2006-01-15
Uma comissão foi criada na Sexta-feira (13/1), em audiência pública no Ministério Público de Tramandaí, para resolver os problemas da falta de demarcação de áreas para pesca e para surfe. Os trabalhos serão coordenados pelo Ibama e Assembléia Legislativa.
O deputado Vieira da Cunha explicou que a comissão vai verificar quais municípios estão cumprindo com a demarcação e solucionar as outras dificuldades, a fim de impedir novas mortes de surfistas, que acabam presos nas redes de pesca. Nos últimos 20 anos, foram registradas 46 mortes de surfistas no Litoral gaúcho.
Conforme a promotora de Justiça e Direitos Humanos de Porto Alegre, Angela Salton Rotunno, foram assinados dois termos de compromisso - com a Federação Gaúcha de Surfe e com a Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul. A entidade dos surfistas se comprometeu a promover ações de educação e a dos pescadores vai orientá-los a identificar os cabos e a exercer a atividade só em locais permitidos.
A comissão visitará todos os municípios do Litoral para tratar da delimitação das áreas de pesca. Segundo o chefe do escritório do Ibama de Tramandaí, Rafael Delazzeri, o instituto e a Emater já trabalham na demarcação de áreas e começarão agora a elaborar normativas. (CP, 14/1)