Patrulheiros mirins assistem a teatro com mensagem ecológica
2006-01-13
Na segunda semana da edição 2006 do projeto Patrulha Ambiental Mirim, o teatro foi a principal atração. As crianças participantes, com idades entre 7 e 10 anos, assistiram a uma esquete encenada por integrantes dos grupos de terceira idade da Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social (SMCAS), coordenado por Marlon Britto, que também levou membros de sua Companhia Era Uma Vez. "Catita e Lena" apresentou uma versão "moderna" de Chapeuzinho Vermelho, mas com maior destaque à educação ambiental, apontando aos jovens patrulheiror a necessidade de se preocuparem com o lixo, da coleta seletiva à reciclagem.
Ao todo, são quatro turmas, incluindo alunos do Núcleo Comunitário Dra. Lúcia Nader e da Escola Municipal Peixoto Primo, da Querência. As atividades acontecem das 13h30min às 16h30min, com exceção da quarta, quando são das 8h30min às 11h30min.
Na semana que vem, as crianças assistirão a uma palestra sobre a utilização e importância das ervas de chá, assim como a história das árvores urbanas, ministradas pela biológa da SMMA, Greice Behling, e pela voluntária Joseane Alves.
As próximas atividades previstas incluem ainda uma palestra com um pescador artesanal, sobre o cotidiano deste profissional; e outras com representantes da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), sobre a importância e cuidados com o uso da água; com a diretora da Unidade de Zoonoses e Vetores, Elisabeth Estima, sobre cuidados com os cães. Em fevereiro, os patrulheiros participarão ainda do curso Salva-Vidas Mirim, da Brigada Militar. Em algumas ocasiões, haverá também saídas de campo, com a apreciação do meio ambiente local. (Jornal Agora, 13/1)