Ilha do Arvoredo terá farol com energia solar
2006-01-13
Quando o Farol da Ilha do Arvoredo funcionar pela primeira vez em abril, talvez um pequeno capítulo da história do Estado esteja sendo escrito. A previsão é de que daqui a dois meses e meio seja inaugurado o abastecimento por energia solar na reserva ecológica. Arvoredo será a primeira ilha oceânica do Brasil com o sistema.
A medida atende a um pedido da Capitania dos Portos de Santa Catarina, feito no início de 2005. A parceria entre o Ministério de Minas e Energia, a Eletrosul, a Celesc e a Universidade Federal (UFSC) irá substituir o gerador de energia a diesel por um sistema fotovoltaico.
Desde a última terça-feira, o material está sendo transferido da Capitania dos Portos, na cabeceira continental da ponte Colombo Salles, até a Ilha do Arvoredo, situada ao Norte da Ilha de Santa Catarina. São cerca de 40 quilômetros pelo mar, em uma lancha com capacidade para suportar 15 toneladas.
O transporte do material deverá ser encerrado ainda este mês. Além de 210 placas fotovoltaicas, serão transferidas 175 baterias que pesam 40 quilos cada. Como o acesso ao trapiche de Arvoredo é complicado, a Capitania precisa usar dois botes infláveis para alcançar a Ilha.
- Estamos fazendo um trabalho de formiguinha - atesta o comandante Fernando Cavalcanti.
Atualmente, para gerar energia na Ilha, são consumidos 1,2 mil litros de óleo diesel por mês. Essa energia atende ao farol de sinalização, um casarão utilizado pelo Ibama e Polícia Ambiental e duas casas de guarda. (Diário Catarinense, 13/01)