Canadá apóia reunião da ONU sobre programa nuclear do Irã
2006-01-13
O Canadá expressou nesta quinta-feira (12/1) sua "grande preocupação" com a retomada do programa iraniano de enriquecimento de urânio, o que compromete "a paz e a segurança internacionais", e defendeu a convocação do Conselho de Segurança (CS) da ONU (Organização das Nações Unidas) para analisar o assunto.
"O Canadá está muito preocupado com a decisão unilateral e injustificada do Irã", disse o ministro das Relações Exteriores em um comunicado.
Para Ottawa, "as ações recentes do Irã e o desrespeito de suas obrigações no Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares comprometem a paz e a segurança internacionais e competem ao Conselho de Segurança da ONU".
Em conseqüência, "o Canadá apóia a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o mais cedo possível, para enviar a questão ao Conselho de Segurança das Nações Unidas".
A intervenção do Conselho "é necessária para reforçar a autoridade da AIEA e a credibilidade do sistema multilateral de não-proliferação nuclear e para facilitar uma solução diplomática", concluiu o ministro. (AFP, 12/1)