Queimadas em campos viram rotina no interior de Livramento
2006-01-12
A queima dos campos no interior de Sant Ana do Livramento está sendo registrada com mais intensidade neste período de seca. Provocada intencionalmente ou não, tem dado trabalho para o Corpo de Bombeiros. Ontem (11/1), por exemplo, no início da tarde, um caminhão da unidade local dos soldados do fogo estava combatendo incêndio de campo na região de Palomas.
Ao longo da rodovia BR 158, inclusive até o acesso ao perímetro urbano de Livramento, era possível visualizar sinais de fumaça com focos de fogo e queima de campo nos mais diversos locais.
No interior do município poucos são os que utilizam a prática da queimada para limpeza de campos, porém, no perímetro suburbano essa condição torna-se hipótese mais próxima das causas dos incêndios.
As perspectivas de chuvas para a região da fronteira são de chuvas esparsas, nublado e continuidade do calor, com altas temperaturas. São os resultados das medições e do acompanhamento climático realizado por parte dos meteorologistas.
Na campanha santanense - em todas as localidades - há a esperança de que a chuva volte a fazer parte do cenário rural, pois, do contrário, a intensidade das altas temperaturas - a continuar como está - vai fazer com que o agronegócio santanense possa registrar prejuízos. (A Platéia, 12/1)