Área para o cultivo da mamona é ampliada na Paraíba
2006-01-12
Os produtores de mamona na Paraíba estão recebendo um novo incentivo por parte do Governo Estadual no setor primário, no início de 2006. Com a portaria número 08, datada de 5 de janeiro de 2006 e publicada pelo Ministério da Agricultura no último dia 6, o número de cidades produtoras da mamona no Estado passou de 45 para 100, aumentando a capacidade produtiva da Paraíba em 50 mil toneladas e gerando 15 mil empregos diretos.
Para o incentivo ao plantio da cultura, o Governo do Estado, além da distribuição gratuita de 60 toneladas de sementes de mamona, também garante a assistência técnica e facilidade no acesso ao crédito, através das linhas do Pronaf. Os produtores interessados e que agora fazem parte dos 100 municípios zoneados deverão procurar os escritórios da Emater para apresentar seus projetos junto ao Banco do Nordeste e Banco do Brasil. Para cada hectare, os produtores têm direito a R$ 600,00 em crédito.
"Vale ressaltar que, a partir dessa ação, graças aos esforços do governador Cássio Cunha Lima, aumenta a potencialidade do Estado em captar ou ter ainda, este ano, investimentos para a efetivação da usina de produção de biodiesel com capacidade instalada de 40 milhões de litros do produto/ano”, disse o secretário-executivo da Agricultura, Tarcísio Marcelo. De cinco mil hectares plantados com a cultura em 2005, cultivados por dois mil produtores, a ampliação do zoneamento favorecerá o plantio, em média, de 25 a 30 mil hectares por 10 mil produtores em 2006. (Jornal do Brasil Online, 11/01)