Como captar água de chuva
2006-01-12
As tecnologias disponíveis para o aproveitamento da água de chuva vêm sendo cada vez mais utilizadas, principalmente em sítios e fazendas. Nesta época do ano, quando chove muito, pode ser vantajoso ter uma forma de armazenar essa água e reaproveitá-la. Segundo o pesquisador Everaldo Rocha Porto, da Embrapa Semi-Árido, a captação da água de chuva, por garantir uma disponibilidade mais constante de água, representa uma opção simples e eficiente em qualquer região do País. "É preciso programar-se para o período de chuvas, calcular o tamanho do reservatório e tratar a água."
A construção de cisternas é a opção mais simples e comum para armazenar água de chuva, embora haja outras formas mais complexas de captação, como barragens subterrâneas e barreiras de irrigação de salvação. A água é escoada por calhas - devidamente limpas - no telhado e vai para a cisterna. "É uma estrutura fácil de construir. E sua área é definida a partir do tamanho do telhado, entre outros fatores", diz o presidente da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC), João Gnadlinger. Na zona rural, calcula-se que sejam consumidos 100 litros de água/habitante/dia.
"Para uma casa com cinco pessoas, em uma região que tenha cerca de quatro meses sem chuvas, um reservatório de 40 mil a 50 mil litros é suficiente", diz o engenheiro civil Paulo Ferraz Nogueira, que criou o site Água de Chuva, com informações e dicas sobre essa prática. Para armazenar água para animais ou para agricultura, a capacidade do reservatório irá variar conforme a atividade, o regime de chuvas, o tamanho da propriedade, o número de animais e a finalidade que será dada à água. "Para dimensionar a área de captação é preciso saber o volume de água que se quer obter. Isso depende de uma série de fatores e é ideal consultar um agrônomo para realizar esses cálculos", diz Porto.
A água dispensada aos animais ou à agricultura também deve ser de boa qualidade. "O processo de captação, estocagem e tratamento é simples, barato e seguro. E a água de chuva, praticamente destilada, é a melhor forma de obter água potável. Considerando os níveis de poluição de outras fontes, a água de chuva é a melhor opção, diz Nogueira."
SAIBA MAIS: Embrapa Semi-Árido, tel. (0--87) 3862-1711;
Site: www.aguadechuva.com; ABCMAC, tel. (0--74) 3611-6481 (O Estado de S. Paulo, 11/01)