Quatro municípios do Alto Uruguai estão em emergência por causa da estiagem
2006-01-12
Quatro municípios da região do Alto Uruguai já se encontram em situação de emergência em conseqüência dos efeitos da estiagem. Nesta quarta-feira (11/1), o prefeito de Viadutos, Eduardo Nichetti, assinou o decreto com base num laudo sobre perdas na agricultura.
A produção de leite já contabiliza perdas de 26%. No milho, os prejuízos sobem a 55% e, no feijão, a quebra irreversível é de 65%. As perdas totalizam R$ 5,6 milhões, conforme laudo da Emater entregue ontem ao prefeito.
Um caminhão-tanque da Prefeitura de Viadutos, com capacidade para 7 mil litros, passa da manhã à noite transportando água para as comunidades do interior do município, onde os riachos e outras fontes secaram. A água é para consumo animal. Por causa das altas temperaturas, a prefeitura procura não deixar sem água as propriedades onde há aviários.
Viadutos faz divisa com Marcelino Ramos, outro município que decretou emergência no início desta semana. Na região do Alto Uruguai, também estão nessa situação os municípios de Barra do Rio Azul e Carlos Gomes.
O secretário de Administração de Barra do Rio Azul, Leocir Feranti, informou ontem que, pelo terceiro dia consecutivo, faltou luz à tarde no município. Segundo Feranti, chega a 8 mil o número de frangos mortos em conseqüência do calor. Sem energia elétrica, os ventiladores dos aviários não podem ser acionados. (CP, 12/1)