Em Bagé, chuva ameniza situação de reservatórios
2006-01-12
A chuva de terça-feira (10/1) à noite na região da Campanha serviu para amenizar a situação das barragens que abastecem Bagé. A precipitação não teve, porém, qualquer influência sobre o esquema de racionamento na sede do município de Candiota.
Segundo o Departamento de Águas e Esgotos de Bagé (Daeb), choveu 52 milímetros na barragem da Sanga Rasa, 65 milímetros na do Piray e 70 milímetros na emergencial, com pequeno aumento nos níveis dos dois primeiros reservatórios. A Sanga Rasa está 4,8 metros abaixo do nível normal e a do Piray, 2 metros aquém da cota. A emergencial, alimentada pelo arroio Pirayzinho, voltou à normalidade.
Mesmo com a pequena recuperação, o Daeb mantém a medida preventiva adotada no início de dezembro. Diariamente, da meia-noite às 5h, são desligados os motores e bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Daeb, do bairro São Martins, da localidade de Passo das Tropas, de parte do bairro Castro Alves e da vila Stand.
A chuva veio acompanhada de ventos fortes, que provocaram o destelhamento de um sobrado. As telhas caíram sobre outras quatro casas próximas, que também tiveram as coberturas avariadas.
Em Candiota, a precipitação de 50 milímetros em Dario Lassance, sede do município, não foi suficiente para alterar o esquema de racionamento. A restrição do abastecimento ocorre diariamente das 13h às 19h e das 23h às 5h, desde segunda-feira (9/1). Até então, o racionamento era das 13h às 17h diariamente.(CP, 12/1)