Níveis das águas aumentam com chuvas de verão
2006-01-12
As chuvas de verão, que se formam quase sempre à tarde no Estado, vêm contribuindo para o aumento do nível dos mananciais, sobretudo do Guaíba e do Gravataí. O Guaíba, que na terça-feira (10/1) apresentou um dos níveis mais baixos das últimas semanas, resultando até no aparecimento de bancos de areia, subiu 24 centímetros em 24 horas.
O nível no ponto de medição junto ao Parque da Harmonia era de 38 centímetros e na contagem feita pela Defesa Civil da Capital na manhã de ontem, a marcação passou a 62 centímetros.
O coordenador do órgão, Sidnei Viapiana da Silva, explicou que o aumento do nível se deve à chuva que caiu nos rios que desaguam no Guaíba.
O Dmae conseguiu solucionar em parte o problema da falta de água em bairros e vilas que passaram a terça-feira sem abastecimento. Na vila das Laranjeiras e Nova Pedreira, ambas no Morro Santana, os moradores ainda estavam sem água ontem à noite.
Em Gravataí, a chuva caiu na área urbana. O rio Gravataí aumentou o nível porque o Arroio dos Ferreiros, que passa no meio da cidade, teve intensificado o fluxo de água. Ontem, no ponto de captação da Corsan, em Alvorada, o rio estava 80cm acima da cota zero (nível do mar). O normal é 2m acima.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Gravataí, Paulo Müller, ressaltou que as obras das comportas no arroio Águas Claras, que garantirão 400 litros de água por segundo para o arroio Alexandrina, afluente do rio, melhorarão ainda mais a vazão. (CP, 12/1)