Clonagem: Science se retrata oficialmente pelo caso Hwang
2006-01-12
A revista científica americana Science publicou na terça-feira (10/01) sua retratação oficial pela divulgação de dois estudos falsos conduzidos pelo cientista sul-coreano Hwang Woo-Suk sobre clonagem terapêutica humana. "A revista Science recebeu e examinou na noite de segunda-feira o informe final da comissão de investigação da Universidade Nacional de Seul, que acusa a equipe do Dr. Hwang de ter publicado em 2004 e 2005 na Science dois estudos sobre células-tronco embrionárias com resultados fabricados que demonstraram grave falta de ética na realização da pesquisa", declarou em comunicado Donald Kennedy, diretor da publicação.
"A pesquisa fraudulenta é um evento particularmente inquietante, já que ameaça algo construído sobre a confiança", disse Kennedy. Segundo a comissão da Universidade de Seul, Hwang não obteve qualquer progresso no campo da clonagem, exceto pelo caso do cão "Snoopy", clonado em agosto de 2005.
Investigação
Em seu comunicado, a Science destaca que pediu uma investigação independente para revisar os procedimentos internos da revista e avaliar os próximos passos editoriais, em um esforço para evitar futuras publicações falsas.(AFP, 11/01/06)