Gripe aviária na Turquia pode se tornar endêmica
2006-01-12
A gripe aviária pode se tornar endêmica na Turquia e ameaçar os países vizinhos, advertiu na quarta-feira (11/01) a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), que considera "crucial" a coordenação da luta contra o vírus.
A FAO pediu aos países vizinhos da Turquia - Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Iraque, Irã e Síria - que continuem em alerta e apliquem medidas de vigilância e luta, ao mesmo tempo em que informam as populações sobre a evolução da situação e o perigo que correm.
"O vírus da gripe aviária altamente patogênico H5N1 pode se tornar endêmico na Turquia e ameaçar os países vizinhos", resumiu a FAO em um comunicado. A organização enviou uma equipe de especialistas à Turquia para ajudar as autoridades a controlar o vírus.
Segundo Juan Lubroth, especialista da FAO em saúde animal, "o vírus poderia propagar-se apesar das medidas de controle que já foram adotadas. Homens e animais ficarão ainda mais expostos se medidas rígidas não forem adotadas para isolar todos os locais nos quais o vírus da gripe aviária está presente".(AFP, 11/01/06)