Itapema (SC) não tem pontos impróprios para banho
2006-01-11
Com o objetivo de minimizar os danos causados por informações equivocadas sobre a balneabilidade das praias do município, a administração de Itapema convocou uma entrevista coletiva nesta terça-feira. Na pauta, a reportagem exibida no último domingo, no programa Fantástico, da Rede Globo, que apresentou a cidade do Litoral Norte do Estado como sendo a praia mais poluída de Santa Catarina. O fato não condiz com a realidade, uma vez que dados oficiais da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma) garantem que Itapema não possui pontos impróprios para o banho, conforme mostra o último boletim emitido pelo órgão, em 6 de janeiro deste ano.
Na coletiva, o prefeito de Itapema, Clóvis da Rocha, se preocupou em mostrar para os veículos de comunicação a real situação das praias do município, totalmente liberadas para o banho de mar, ao mesmo tempo em que lamentou a matéria equivocada em rede nacional, que já estaria prejudicando a economia local, com alguns cancelamentos de reservas em hotéis.
Também presente na reunião, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dão Koeddermann, fez questão de mostrar o último relatório emitido pela Fatma, demonstrando que, dos oito pontos analisados, todos são considerados próprios para o banho. A coleta de água do mar foi feita no dia 3 do mesmo mês. "Itapema é um dos municípios que tiveram maior empenho na recuperação da qualidade ambiental e deve ser considerado modelo. A reportagem não procurou atualizar informações com o departamento responsável por testes de balneabilidade", disse Koeddermann.
A administração do município já se reuniu duas vezes com diretores da RBS TV, que teriam se mostrado sensíveis ao erro e estariam tentando, junto à Rede Globo, uma retratação do material exibido. (A Notícia, 11/01)