Calor já causou a morte de mais de 3,5 mil aves
2006-01-11
Para desespero dos produtores rurais, o calor continua matando frangos em Barão de Cotegipe, a 17 quilômetros de Erechim. Na segunda-feira (9/1), morreram 1,7 mil aves na propriedade de Claudemir Bernardi, da Linha Cinco.
A alta temperatura e a incapacidade do gerador de produzir a necessária energia para mover ventiladores e acionar o sistema de nebulização que mantém os frangos protegidos contra o calor foram os fatores que definiram a situação. Segundo o prefeito Vladimir Farina, o problema ocorreu em menor número em outros aviários, como no caso das 715 aves que morreram, no fim de semana, em Linha Paloma.
A Prefeitura de Aratiba foi comunicada ontem e enviou uma equipe ao local para conferir a morte de cerca de 1,5 mil frangos na localidade de Rio Azul. Segundo a administração municipal, a mortandade ocorreu no início da noite de segunda-feira e o motivo teria sido a falta de energia elétrica.
De acordo com a prefeitura, a concessionária que distribui a energia teria expedido comunicado, avisando sobre a necessidade de desligamento da rede, em Rio Azul, entre as 12h45min e as 16h25min do dia 9. A energia só teria sido restabelecida, contudo, às 19h, quando os frangos já estavam morrendo.
Na propriedade onde foi registrado o fato, havia 14,5 mil frangos com uma média de peso de 3 quilos e com 46 dias de trato. (CP, 11/1)