Xangri-Lá faz coleta seletiva
2006-01-11
Começa hoje, em Xangri-Lá, a coleta seletiva do lixo. Outras praias do Litoral também já contam com o serviço, caso de Tramandaí. A prefeitura de Xangri-Lá iniciou os trabalhos de conscientização pelas escolas, ensinando às crianças como selecionar o lixo e dar-lhe o destino correto.
O coordenador do projeto, biólogo Celson Roberto Canto Silva, afirmou que a medida tem por objetivo o reaproveitamento de material útil que, de outra forma, seria colocado na natureza, poluindo o meio ambiente. A separação do lixo ainda reduz a quantidade de dejetos encaminhados ao aterro sanitário e, dessa forma, aumenta o intervalo necessário para a construção de outro.
Inicialmente, os resíduos recicláveis de Xangri-Lá serão levados para Tramandaí, mas em breve serão utilizados na própria cidade, possibilitando a geração de emprego e renda para pelo menos 15 pessoas da comunidade.
Silva informou que a população pode participar do processo, selecionando o lixo nas residências. A prefeitura fará a coleta individualizada.
O lixo seco será coletado uma vez por semana, variando o dia conforme a localidade de Xangri-Lá em que o veranista ou o morador estiver. A coleta do lixo reciclável será feita sempre à tarde, a partir das 13h30min. A coleta do lixo orgânico continua nos dias e horários usuais da coleta domiciliar. (CP, 11/1)